segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Grande cientista: Rudolf Virchow


O
lá pessoal, hoje vou falar para vocês sobre mais um grande cientista, Rudolf Virchow, que foi o fundador da Patologia Celular.





Virchow formulou o que veio a ser a famosa e conhecida doutrina da célula: “Toda célula é proveniente de outra célula!”.

            Reconhecendo a célula como unidade básica da vida, escreveu que esta é “a última e irredutível forma de todo elemento vivo, e... dela emanam todas as atividades da vida, tanto na saúde, como na doença”.

            Então, foi isso por hoje pessoal, visite sempre nosso blog.


Saiba mais na leitura do livro: Os 100 maiores cientistas da História.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Bolsista de Iniciação Cientifica Bryan Ôrtero Perez Gonçalves


O

lá pessoal, hoje vamos falar sobre um estagiário da Fundação Ezequiel Dias  (Funed).

O nosso entrevistado é Bryan Ôrtero Perez Gonçalves, 20 anos, Acadêmico em Ciências Biológicas no Centro Universitário Una e bolsista de Iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) na Funed, onde desenvolve suas atividades no Serviço de Biologia Celular, sob a orientação da Dra. Luciana Silva, chefe do serviço.

Bryan desenvolve um projeto com o seguinte titulo: Participação de RNA’s não codificantes (ncRNA’s) no mecanismo de transição epitélio-mesenquimal (EMT) em linhagens  celulares de tumores humanos.No dia 1º de agosto, Bryan completou dois anos de trabalho no laboratório de Biologia Celular da Funed.

            Fizemos algumas perguntinhas:

·         Porque você escolheu essa área?

As Ciências Biológicas é uma área que me encantava desde o final de meu terceiro ano do ensino médio. A ciência em si traz um significado muito grande para vida das pessoas, pois vivemos ciência todos os dias. Se formos pensar, desde o nosso nascimento até o nosso envelhecimento, nós vivemos e fazemos ciência pelas nossas próprias mãos. Posso dizer que as Ciências Biológicas é uma grande área dividida em outras três subáreas, a biotecnologia, o meio ambiente e a área da saúde e, dentre essas três áreas, eu me encaixo mais nas áreas de biotecnologia e saúde, tanto é que eu vim pra esse laboratório, justamente porque eu me encantei com o tema do meu projeto.

 

 

·         Porque você acha importante o projeto que desenvolve?

O câncer é uma das disfunções patológicas que mais causam temor na sociedade, estando abaixo apenas das doenças cardiovasculares em relação ao número de mortes. E, com relação ao projeto que eu desenvolvo,  acho que entender os mecanismos que levam a célula a perder o controle da proliferação e a se tornar uma célula ativamente capaz de induzir a formação de um tumor, através dessa proliferação excessiva, é muito importante pra auxiliar no tratamento do câncer. Então, hoje, nós contamos com diversas pesquisas nessa área, e, exclusivamente,  meu projeto  trata da participação desses RNA’s não codificantes, que são RNA’s que ao contrário dos RNA’s mensageiros, não serão traduzidos em proteínas, que é o dogma central da biologia molecular. Isso porque determinado gene será transcrito e eventualmente, poderá ser traduzido em uma proteína, mas eles atuam regulando a ação dos RNA’s mensageiros impedindo, por exemplo, a tradução de proteínas que vão inibir, suprimir o crescimento de células tumorais. Então, quando esses RNA’s mensageiros são inibidos, uma célula normal acaba adquirindo o fenótipo de uma célula cancerígena, porque ele então vai ativar esses mecanismos que levam a proliferarão excessiva. E em relação ao mecanismo EMT e RNA’s não codificantes, estes últimos tem como mecanismo, auxiliar os fenômenos de metástase, porque dentro do fenômeno EMT (transição epitélio- mesenquimal) nós temos a transformação celular facilitando os processos de metástases. Então uma célula invade mais facilmente outros tecidos através desse fenômeno.

 

 

·         Você acha que vai deixar uma contribuição para a sociedade? 

A contribuição que eu acho que vou deixar para a sociedade através das minhas pesquisas, é que conhecendo os mecanismos pelos quais esses RNA’s não codificantes atuam, controlando esse fenômeno EMT (transição epitélio- mesenquimal), nós podemos então partir, digamos assim, tentar inibir a ação desses RNA’s não codificantes, impedindo então que as células adquiram a capacidade de metástase.

 

 

·         Quais experiências você teve nessa área?

 As experiências que eu tive nessa área foram as melhores. Na verdade eu aprendi muito aqui no Serviço de Biologia Celular. Eu cheguei muito precoce no início da faculdade, então eu sabia muito pouco, mas dentro desses dois anos aprendi muito, de tal forma que eu mudei, cresci na verdade. Aqui é um lugar que tive a experiência de poder melhorar o meu eu, assim como a minha visão como futuro pesquisador. e então, comecei a entender na verdade, que a ciência deve ser feita por gosto, por amor e não simplesmente algo que se faz pelo simples ato de fazer, sem vontade nenhuma. Eu já gostava de ciência e aprendi a gostar mais, principalmente, porque dentro da ciência você começa a encontrar resultados através das perguntas, eeu aprendi a me questionar mais, a questionar mais meus experimentos, aquilo que estava fazendo. Por isso, acho que essas experiências que eu tenho e que ainda vou ter, irão me ajudar a crescer para que um dia, possa ser reconhecido como cientista.

 

 

·         Qual a relação do seu projeto com o tema do blog?

O blog expõe um pouco mais sobre as células e como eu disse anteriormente, o câncer se trata basicamente de transformações que acontecem na célula. Então uma célula transformada perde o controle da proliferação, vai se tornar uma célula cancerígena, dando origem ao tumor. Entender o interior e o que acontece dentro de uma célula e o que a leva a se tornar uma célula cancerígena, é muito importante. Acho que tem tudo a ver como tema do blog, que busca mostrar um pouco mais sobre as células e os seus componentes.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Óvulos e espermatozoides


O

lá pessoal, hoje vamos conversar um pouco mais sobre os óvulos e os espermatozoides, que são as células de reprodução do nosso corpo.

Já vimos no nosso blog um fato interessante sobre essas células. O óvulo é a maior célula do corpo humano (medindo 0,12mm), enquanto o espermatozoide e a menor (medindo 60µm).

Os óvulos são as células do aparelho reprodutor feminino, ele é constituído de: membrana plasmática, citoplasma (que se divide em duas partes) e um núcleo.

Já os espermatozoides são as células do aparelho reprodutor masculino. O corpo do espermatozoide é formado por: cabeça (onde se encontra o material genético) e cauda (que tem a função de dar mobilidade).

O espermatozoide pode fecundar no óvulo em um período de 12 a 24 horas, nas trompas. Quando isso ocorre, os núcleos se fundem formando o zigoto.


Espero que tenham gostado, continuem visitando o nosso blog.
Saiba mais em:

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

13° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


O

lá pessoal, hoje vou contar pra vocês como foi a Semana de Ciência e Tecnologia.
            O blog participou durante os dias 9,10,11 de novembro, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Expominas, e foi muito empolgante! Lá, se encontravam pessoas de várias idades e muito interessadas em todos os stands. O mais legal foi ver as pessoas interagindo com o stand do blog, tirando fotos, procurando saber mais sobre as células. Fizemos perguntas sobre os cariótipos em um quiz postado no blog, que estava aberto para quem quisesse responder, com direito a brinde! Foi um sucesso!

Continue acessando o nosso blog que mais novidades virão por aí...

            Aqui estão as fotos:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Espero que tenham gostado.
 
 
 
 

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Cariótipos


O

lá pessoal hoje vou falar para vocês sobre nossa criação de maquetes, apresentando cariótipos.

Em primeiro lugar o que são os cariótipos? Cariótipo é o nome dado a um conjunto de cromossomos. Esses cromossomos são dispostos em pares, numerados de 1 a 22, mais os cromossomos que especificam o gênero, feminino XX e masculino XY.

            Para a criação da maquete de cariótipos, usamos alguns materiais como: cola de silicone, lã de variadas cores, cabo elétrico, papelão, papel cartão e tesoura.

 
            Nas fotos abaixo produzimos cariótipos femininos e masculinos, e um de elemento surpresa.

 
 

            Então pessoal é isso por hoje.
Espero que vocês tenham gostado.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Entrevista com a doutoranda em genética, Aline Brito


O

lá pessoal, hoje vamos para nossa segunda entrevistada entre os funcionários da Fundação Ezequiel Dias - Funed.

A nossa segunda entrevista foi realizada com Aline Brito de Lima, 25 anos, formada em Bioquímica, pela Universidade Federal de São João Del Rei.

            Aline desenvolve um projeto na Funed  chamado “Análise de perfil de microRNAs em tecidos de ovários e na subpopulação de células troncos do câncer (CSC) derivados como possíveis marcadores preditivos e quimio resistência”.

            O seu projeto tem como base trabalhar com câncer de ovário, em que ela tenta encontrar um biomarcador que possa ajudar na escolha de uma terapia mais adequada para quem tem a doença, ou que possa dar mais informações sobre a sobrevida (vida após o tratamento). Pois, um dos grandes problemas da taxa de mortalidade do câncer de ovário é a ausência de biomarcadores de quimioresistência (resistência à quimioterapia).

            Fizemos algumas perguntinhas.

·         Por que você escolheu esta área?

Porque sempre tive interesse na área de pesquisa.

 

·         Por que você acha importante o projeto que desenvolve?

Porque ele busca ampliar os conhecimentos e no caso dele sobre o câncer de ovário e pode beneficiar a sociedade.

 

·         Você acha que vai deixar alguma contribuição para sociedade?

Espero que consiga deixar uma importante contribuição para sociedade e que o trabalho possa estimular novas perguntas na área da biologia do câncer, e encontrar um biomarcador que possa ajudar na escolha de uma melhor terapia para a doença.

 

·         Quais experiências você teve nessa área?

O contato com o mundo da pesquisa e da ciência e perceber que a ciência á algo que está presente no nosso cotidiano.

 

·         Qual a relação do seu projeto com o tema abordado no blog?

O objetivo é estudar a biologia do câncer de ovário, e um dos alvos é analisar o tipo celular e comparar as diferenças com as células normais.
 
   Espero que vocês tenham gostado de conhecer mais uma funcionária da Funed. Em breve teremos outras entrevistas.

 

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Errata: 13° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Olá pessoal, o SNCT foi adiado em Minas Gerais. A 13° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), que vai acontecer entre 9 a 13 de novembro no expominas. O tema deste ano é “Ciência Alimentando o Brasil”.
A SNCT tem o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizar atividades de divulgação científica em todo o país. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência, além de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.
E o mais legal é que você também pode participar! Inscreva seus eventos e atividades de divulgação de Ciência e Tecnologia, para fazer parte da Programação Nacional da SNCT 2016.
Você não pode ficar de fora dessa.

            Visite o maior evento de popularização de ciência do Brasil.