segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Febre amarela

febre amarela ocorre nas Américas do Sul e Central, além de em alguns países da África e é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. Sua manifestação é idêntica em ambos os casos de transmissão, pois o vírus e a evolução clínica são os mesmos. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). 
           

A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra ela circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. Ao contrair a doença, a pessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes aegypti no meio urbano. Além do homem, a infecção pelo vírus também pode acometer outros vertebrados. Os macacos podem desenvolver a febre amarela silvestre de forma inaparente, mas ter a quantidade de vírus suficiente para infectar mosquitos. Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra.
Sintomas
Fase aguda: você pode apresentar os seguintes sintomas:
·         Febre;
·         Dor de cabeça;
·         Dores musculares, especialmente na região das costas e nos joelhos;
·         Sensibilidade à luz;
·         Náuseas, vômitos ou ambos;
·         Perda de apetite;
·         Tontura;
·         Rosto, olhos ou língua vermelhos.
Fase tóxica: Depois de aproximadamente 2 dias da remissão dos sintomas da fase aguda, cerca de 15% das pessoas desenvolvem a fase tóxica da doença. A partir de então, a vida do paciente entra em risco, pois o índice de mortalidade é relativamente alto. Os sintomas da fase tóxica são:
·         Febre recorrente;
·         Dor abdominal;
·         Vômitos;
·         Icterícia (coloração amarelada da pele causada por danos no fígado);
·         Falência renal;
·         Sangramento do nariz, olhos ou boca;
·         Urina escura;
·         Frequência cardíaca lenta;
·         Disfunção cerebral, incluindo delírios, convulsões e coma.

Tratamento da febre amarela

Não existem medicamentos disponíveis para destruir o vírus. Por isso, o tratamento consiste principalmente em cuidados exclusivos de um hospital. A febre amarela tem cura, alguns dias após a infecção, o próprio sistema imunológico se encarrega de expulsar o vírus. Em alguns casos, a doença evolui para a fase tóxica, que também tem cura, mas sua taxa de mortalidade é alta.
Como o sistema imune tem uma “memória”, o indivíduo que já teve a doença fica imunizado pelo resto da vida, pois o organismo já possui anticorpos contra esse vírus, garantindo proteção vitalícia.
Quem pode tomar a vacina?
A vacina em dose-padrão pode ser aplicada em qualquer pessoa saudável, a partir dos nove meses de vida. A dose fracionada também é direcionada a pessoas sem histórico de doenças graves, mas só pode ser tomada a partir dos dois anos.
Idosos e pessoas com doenças que alteram o sistema imunológico ou que apresentam alterações hematológicas não podem tomar a vacina sem recomendação médica. Em caso de impossibilidade tomar a vacina, os pacientes devem adotar outras medidas de proteção contra a doença, como uso de repelente, roupas que cobrem todo o corpo, telas nas casas, entre outras formas de evitar contato com o mosquito transmissor.      
              
                                            Dose fracionada da vacina
Dada a situação, o Ministério da Saúde começará uma campanha de vacinação em fevereiro oferecendo doses fracionadas da vacina. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina com dose completa dura a vida toda, enquanto a fracionada valerá por nove anos. A nova regra, já utilizada em países como a Angola, ganhou destaque após análise da Comissão Nacional de Imunização, que apurou a duração da vacina.
Inicialmente, estimava-se que a proteção da dose fracionada seria apenas de um ano, mas houve um acompanhamento com as pessoas que a receberam e o resultado foi satisfatório.

Referências Bibliográficas:
.bio.fiocruz.br/febre-amarela



Carl Sagan

Nasceu em 9 de novembro de 1934, Brooklyn, Nova Iorque, EUA e faleceu no dia 20 de dezembro de 1996, Seattle, Washington, EUACarl Edward Sagan foi um cientista, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico norte-americano, ele escreveu mais de 20 livros de ciência e ficção cientifica e é autor de mais de 600 publicações cientificas.
Carl Sagan era considerado um intelectual genial, pois parecia dominar todas as áreas do conhecimento, sendo detentor de uma vocação ímpar para a escrita, sem falar na sua facilidade para traduzir na linguagem popular os temas mais complexos.
Ele ficou conhecido por seus livros e pela série de TV ‘’Cosmos: uma viagem cientifica” que foi adaptação de uma de suas obras. A série é apresentada e produzida por Neil de Grasse Tyson, que é um físico que quando criança foi muito influenciado pelo “Cosmos”.
Chefiou importantes projetos de exploração do sistema
Foi um dos primeiros cientistas a estudar o efeito estufa em escala planetária, descobrindo as altas temperaturas em Vênus.

Curiosidades:
·         No ano de 1960, ele se doutorou na Universidade de Chicago, devotando-se logo depois aos estudos e à popularização da Astronomia, bem como à compreensão da exobiologia – pesquisas sobre a existência de vida extraterrestre. Oito anos depois de seu doutorado, Sagan passou a administrar o Laboratório de Pesquisas Planetárias da Universidade de Cornell, no qual pôde dar vazão à sua paixão pela busca de habitantes de outros planetas.

·         Sua participação no projeto espacial dos EUA foi expressiva. Ele atuou como consultor e conselheiro da NASA a partir dos anos 50; colaborou com os astronautas do Projeto Apollo anteriormente à viagem destes à Lua; participou também do programa Voyager e das tarefas que couberam à sonda Galileo. Sagan ocupou vários cargos de destaque nos órgãos encarregados das pesquisas sobre o Cosmos.

·         Em 1970, Carl Sagan foi nomeado diretor do Centro de Estudos Planetários. Foi o idealizador das mensagens radiotelegráficas enviadas pelas sondas Pioneer  10 e 11 ao espaço para conectar com possíveis civilizações extraterrestres.




Saiba mais em:

Se quer saber mais sobre a série Cosmos:

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Raças



“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra”.
            -Bob Marley



O que são raças?
Raça e etnia não são sinônimos. Etnia é um grupo definido pela mesma origem, afinidades linguísticas e culturais, enquanto que raça como distinção entre os homens é um conceito socialmente construído de que existiriam diferenças biológicas entre as etnias.
Raça é um conceito biológico aplicado aos subgrupos de uma espécie. A espécie humana não possui subespécies ou subcategorias, e portanto não é correto dizer que existem diferentes raças humanas.

O que faz as cores humanas tão diferentes?
Os seres humanos apresentam diversas tonalidades de pele e de pelos. A coloração dessas estruturas resulta da interação de vários pigmentos, como carotenoides, hemoglobina e a melanina, sendo esse último o principal responsável por promover a coloração.

O que é a melanina?
A melanina é uma proteína produzida a partir da tirosina (um aminoácido essencial) por células especializadas denominadas de melanócitos. Esse pigmento apresenta normalmente coloração marrom e sua principal função é proteger o DNA contra a ação nociva da radiação emitida pelo sol.
Dois subtipos de melanina são produzidas no interior dos melanossomos: a eumelanina e a feomelanina. A eumelanina possui um alto peso molecular e destaca-se por apresentar uma cor que varia de marrom a negro. A feomelanina, por sua vez, possui coloração vermelha ou amarela.


O que é o racismo?
Racismo é a discriminação social baseada no conceito de que existem diferentes raças humanas e que uma é superior às outras. 
Consiste em uma atitude depreciativa e discriminatória não baseada em critérios científicos em relação a algum grupo social ou étnico.
O racismo no Brasil é crime previsto na Lei n. 7.716/1989, e inafiançável e não prescreve, ou seja, quem cometeu o ato racista pode ser condenado mesmo anos depois do crime.
O racismo pode estar relacionado com a política de um país, sendo um dos maiores exemplos, a Alemanha nacional-socialista, que perseguiu e exterminou judeus, ciganos, eslavos, entre outros grupo, com base em argumentos sobre a superioridade da raça ariana. O anti-semitismo (racismo contra judeus) levou ao holocausto, culminando na Segunda Guerra Mundial.
As etnias no Brasil



Quais são os tipos de “raça”?
No mundo, a população pode ser dividida em quatro principais raça, brancos/ caucasianos, mongolóides/ asiática e negróide/ preto e australoid. Esta classificação foi feita por Carleton S. Coon, em 1962.
Curiosidades:
-O dia 21 de março foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data foi escolhida em memória aos mais de 60 mortos do massacre ocorrido na África do Sul nesse mesmo dia no ano de 1960.
-Dia da consciência negra: 20 de novembro

Mensagem do blog sobre o racismo:
Racismo é o ato de discriminar, desrespeitar, humilhar, odiar, ferir e ofender outros por achar que a raça a qual pertence é superior, sério que você pretende continuar com seu achismo? Não existem raças e sim diferenças, você não nasce odiando, você aprende a odiar e se aprende a odiar porque não aprender a amar? Mude, respeite, aprenda, ensine o certo, nunca é tarde para mudar, mas já esta na hora de começar. Tenha a consciência de que não existe nada que possa justificar um ato racista e que se manter com esse pensamento é ignorância, pare de cometer esse erro!



Saiba mais em:

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Volta das Férias

Voltamos pessoal e é com grande alegria que retornamos com as atividades do blog, esse ano teremos mais novidades, informações, conteúdo, entretenimento e etc. Tudo que vamos escrever continuará voltado para a popularização da ciência já que o objetivo principal do blog é transmitir tudo de forma mais fácil para vocês.
Infelizmente iremos nos despedir de vocês em fevereiro, mas com certeza o blog continuara em boas mãos.
Continuem embarcando nessa e fiquem ligadinhos no blog!