
Carl Sagan era considerado um intelectual genial, pois parecia dominar todas as áreas do conhecimento, sendo detentor de uma vocação ímpar para a escrita, sem falar na sua facilidade para traduzir na linguagem popular os temas mais complexos.
Ele ficou conhecido por seus livros e pela série de TV ‘’Cosmos: uma viagem cientifica” que foi adaptação de uma de suas obras. A série é apresentada e produzida por Neil de Grasse Tyson, que é um físico que quando criança foi muito influenciado pelo “Cosmos”.
Chefiou importantes projetos de exploração do sistema
Foi um dos primeiros cientistas a estudar o efeito estufa em escala planetária, descobrindo as altas temperaturas em Vênus.
Curiosidades:
· No ano de 1960, ele se doutorou na Universidade de Chicago, devotando-se logo depois aos estudos e à popularização da Astronomia, bem como à compreensão da exobiologia – pesquisas sobre a existência de vida extraterrestre. Oito anos depois de seu doutorado, Sagan passou a administrar o Laboratório de Pesquisas Planetárias da Universidade de Cornell, no qual pôde dar vazão à sua paixão pela busca de habitantes de outros planetas.
· Sua participação no projeto espacial dos EUA foi expressiva. Ele atuou como consultor e conselheiro da NASA a partir dos anos 50; colaborou com os astronautas do Projeto Apollo anteriormente à viagem destes à Lua; participou também do programa Voyager e das tarefas que couberam à sonda Galileo. Sagan ocupou vários cargos de destaque nos órgãos encarregados das pesquisas sobre o Cosmos.
· Em 1970, Carl Sagan foi nomeado diretor do Centro de Estudos Planetários. Foi o idealizador das mensagens radiotelegráficas enviadas pelas sondas Pioneer 10 e 11 ao espaço para conectar com possíveis civilizações extraterrestres.
Saiba mais em:
Se quer saber mais sobre a série Cosmos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário