quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Genética e Hereditariedade


Genética e Hereditariedade

Genética: é a área da ciência que estuda os fenômenos biológicos que tem relação com a herança biológica, é um processo que acontece de geração em geração, ou seja, de pais para filhos.
Princípios básicos que tem relação com a hereditariedade:
  • Os filhos herdam dos pais informações genéticas armazenadas nos genes e a partir disso constituem características.
  • Os genes são transmitidos através dos gametas (espermatozoides e óvulos), de uma geração para outra.
  • Os gametas (espermatozoides ou óvulo) tem toda a informação genética da espécie a qual percebe.
  • Cada ser vivo contem pares de genes, que tem origens no zigoto, quando o gameta feminino (óvulo) é fecundado pelo masculino (espermatozoide).
  • Cada gene oriundo de um dos progenitores (mãe ou pai) é denominado alelo. Os genes alelos não se misturam nos descendentes, formam os pares e se separam durante a formação dos gametas (gametogênese).
Células haploides e diploides

Células diploides: contêm dois conjuntos de cromossomos completos (2n); essas células se reproduzem pelo processo de mitose, produzindo células iguais (2n); podem ser encontradas na pele, sangue, células somáticas, etc.
Células haploides: contêm um conjunto de cromossomos completos (n), ou seja, metade do número de cromossomos da célula diploide; essas células se reproduzem por meiose; podem ser encontradas nos espermatozoides e óvulos.

Herança Ligada ao Sexo

Os cromossomos sexuais são aqueles que determinam o sexo dos indivíduos.
As mulheres possuem dois cromossomos X, e os homens possuem um cromossomo X e um Y. É o gameta masculino que determina o sexo dos filhos.
Como os cromossomos X tem muito mais genes o que o Y, alguns dos genes do X não têm alelo correspondente no Y, desse modo determinam a herança ligada ao cromossomo sexual ou ligada ao sexo.

Algumas outras partes também fazem parte da genética é o cromossomo, cromossomos homólogos, genes, Alelos, Alelos Múltiplos, Genes Dominantes e Recessivos.

 



Referencias Bibliográficas

Nenhum comentário:

Postar um comentário