sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Entrevista com a Sophie


O
lá pessoal! Hoje vou trazer mais uma entrevistada para nosso blog. Sophie Yvette Leclercq, 46 anos, é bióloga com mestrado em bioquímica e doutorado em imunologia.

Seus projetos na Funed tem foco nas doenças infecciosas seja por parasitas, vírus ou bactérias. Atualmente ela tem um projeto contra parasitas para testar a atividade antiparasitária e um projeto de vacina contra estafilococos.

Fizemos algumas perguntinhas:

  • Por que você escolheu essa área de atuação?

 Eu escolhi essa área, pois eu gosto de microbiologia, as doenças infecciosas afetam muitas crianças, idosos e pessoas mais necessitadas, mas tem muitas formas de prevenção por isso a importância do estudo delas.

  • Por que você acha importante os projetos que desenvolve aqui?

 Acho importante nesse sentido, mas prefiro trabalhar com a prevenção. Eu trabalhava na área da vacina e mudei nos últimos tempos, mas acho que é sempre melhor prevenir do que remediar.

  • Quais as suas melhores experiências nessa área?

 A experiência mais interessante que eu tive nessa área foi quando eu trabalhei na produção do soro antirrábico. O vírus da raiva também é uma doença infecciosa e aqui na Funed é produzido o soro para o  tratamento da doença. Então eu atuei para melhorar alguns processos na produção do soro aqui na pesquisa, e a parte que eu achei bem interessante é que eu sei que tinha um retorno direto para a instituição e para o Ministério da Saúde.

  • Em relação à inovação, você tem alguma patente ou texto científico?

 Tenho uma patente em relação ao trabalho desenvolvido com soro antirrábico e várias publicações na área. O título da patente foi "Formulação adjuvante para a imunização dos equinos e produção do soro antirrábico”.

  • Você acha que contribui para o empoderamento feminino na ciência? Por quê?

 Não especialmente. Não mais do que qualquer outra mulher que eu conheça nessa área.

  • Você acha que vai deixar alguma contribuição para a sociedade?

   Eu ainda não sei, por enquanto eu não acho que deixei muito. Talvez eu deixe algo até o final da minha carreira, mas eu contribui para a formação de alunos, contribui com alguns conhecimentos da ciência, eu não deixei nada de grande destaque comparado a algumas pessoas que atuam na mesma área e na mesma instituição.

           

            Então pessoal espero que tenham gostado da Sophie, continue acessando o nosso blog e compartilhe com seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário