sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Entrevista da Cristhiane



O
lá pessoal, hoje vou falar de mais uma das bolsistas de iniciação cientifica da Fundação Ezequiel Dias – Funed, Cristhiane Oliveira da Fonseca, 21 anos, cursando o 6° período de Ciências Biológicas no Centro Universitário UNA.

O projeto do qual Cristhiane faz parte se chama “Cultura de células de tecidos de Biompharia tenagophila como ferramenta no estudo das interações parasita-hospedeiro invertebrado em Esquistossomose”.

O projeto consiste em cultivar o tecido de Biompharia tenagophila, para entender a interação entre o molusco do gênero Biompharia tenagophila e o agente etiológico da esquistossomose que é o Shistosoma mansoni, e tentar elucidar, com o cultivo celular, como ocorre tal interação, visando uma ferramenta para o controle da esquistossomose.

Fizemos algumas perguntinhas:

·         Porque você escolheu essa área?

Desde pequena sempre gostei muito de planta e de animais, sempre tive muita interação com eles, e a medida que fui crescendo e fui chegando ao ensino médio, percebi que  criei uma afinidade um pouco maior com a área da saúde. Então minha vontade era encontrar alguma cura ou controlar alguma doença. E juntando a minha afinidade com plantas, animais e a área da saúde,  escolhi o curso de Ciências Biológicas.

 

·         Porque você acha importante o projeto que você desenvolve?

Porque o projeto desenvolvido aqui envolve o estudo das interações do Shistosoma mansoni -agente etiológico da esquistossomose e os moluscos do gênero Biompharia tenagophila, hospedeiro invertebrado da doença. Elucidar esse mecanismo criando linhagens celulares imortalizadas derivadas de moluscos é algo de caráter inovador e com grande potencial biotecnológico.

 

·         Você acha que vai deixar uma contribuição para sociedade?

Sim! Com a criação do modelo de estudo in vitro das interações parasita-hospedeiro invertebrado, será de grande auxilio na criação de uma ferramenta para o controle e ate mesmo erradicação da esquistossomose.

 

·         Quais experiências você teve nessa área?

Aqui no laboratório de biologia celular tive várias experiências, tive um treinamento em técnicas de cultivo celular, utilizei células CHO (ovário de hamster chinês), que envolveu toda a rotina de manutenção, descongelamento de células, testes microbiológicos, congelamento celular e definição da viabilidade celular. Também tive prática na rotina do laboratório, aprendi a utilizar os equipamentos, preparar reagentes dentre ouras coisas. E também no setor de lavagem e esterilização, lavagem, embalagem, esterilização e secagem dos materiais usados no laboratório.  Outra experiência que eu obtive também foi a criação de colônias de caramujo, onde eu mantenho e alimento os animais, tendo uma rotina de cuidado com eles.

 

·         Qual a relação do seu projeto com o tema do blog?

O projeto consiste no cultivo da célula do caramujo, mantendo elas in vitro.O Mundo das Células é um mundo para ser muito explorado, então acredito que essa seja a relação do meu trabalho com o blog.

 

Então pessoal, hoje vimos um trabalho um pouco diferente utilizando a células com caramujo.Espero que vocês tenho gostado do trabalho da Cristhiane, continue acessando o nosso blog e compartilhe com seus amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário