segunda-feira, 27 de março de 2017

Grande Ciêntista: Isaac Newton


O
 
lá pessoal, hoje vamos sobre outro grande cientista: Isaac Newton.

Isaac Newton nasceu no dia 25 de dezembro de 1642, numa pequena vila em Lincolnshire, na Inglaterra.

            Isaac Newton é o personagem mais influente da ciência ocidental. Considerado durante sua vida como um grande herói intelectual, a adulação ainda continua nos dias de hoje no seio da comunidade científica.

            Newton quando criança mostrava grande curiosidade e habilidade mecânica. Em 1661 matriculou-se no Trinity College em Cambridge. Em 1664, ele foi selecionado para ser bolsista em Trinity, mas a Grande Peste se colocou em seu caminho. A universidade fechou em 1665 e Isaac voltou a morar com sua mãe, já viúva.

            Partindo da geometria de Descartes, Newton inventou um cálculo elementar. Durante esse mesmo período, ele também concebeu a Lei Universal da Gravitação. Em 1669, ocupou a posição de Professor Lucasiano de Matemática, que antes era seu mentor. Logo depois construiu o primeiro telescópio refletivo. Mais para frente, escreveu o ensaio Uma nova teoria sobre a luz e as cores. Logo depois terminou um texto mais fundamentado, a Philosophiae Naturalis Pricipia Mathematica. Nesta obra, Isaac formulou as três Leis do Movimento e a Lei Universal da Gravidade.

            O próprio Newton contou muitas vezes que a inspiração para formular sua teoria da gravitação foi a observação da queda de uma maçã de uma árvore. Há muitos estudos que analisam esta história. Embora alguns afirmem que a história da maçã é um mito e que ele não chegou à sua teoria da gravidade de maneira repentina, conhecidos de Newton confirmam, de fato, o incidente, embora não a versão caricata de que a maçã bateu na cabeça de Newton.

            O Principia, publicado por Edmond Halley em 1687, foi um grande triunfo que marcou a ápice da carreira de Newton como cientista e provocou, também, uma revolução científica.

            Newton foi o primeiro cientista a tornar-se nobre, distinguido com o título de Sir pela Rainha Anne, em 1705.

            Ao morrer, Newton deixou um valioso acervo de trabalhos inéditos, que somava mais de um milhão de palavras sobre o estudo esotérico e místico da alquimia.

            Para Erasmus Darwin, Newton explorou, nas manifestações da Natureza, a causa e o efeito, e, por encanto, desvendou todas as suas leis latentes. Mas, quanto à morte de Isaac, Alexander Pope, com a mais elegância, escreveu um poema que se encontra gravado no quarto onde Newton nasceu, na Mansão Woolsthorpe: A natureza e as Leis da Natureza se escondiam na noite. Deus disse: Que se faça Newton! E tudo se transformou em luz.

            Isaac Newton faleceu no dia 31 de março de 1727, em Kensington,Londres, no Reino Unido.
Mapa de nascimento de Isaac Newton:


 

Saiba mais na leitura do livro: Os 100 Maiores Cientistas da História

Fonte das imagens:


Nenhum comentário:

Postar um comentário