segunda-feira, 24 de abril de 2017

Doutoranda Milene Pereira Moreira


O
lá pessoal, hoje trouxemos mais uma entrevista desta vez a entrevistada é a Doutoranda Milene Pereira Moreira, 32 anos, formada em biologia da Universidade UNA, mestrado e doutorado em patologia na UFMG, com auxilio da Dra. Luciana Silva.

 

Projeto de doutorado: Identificação de biomarcadores em subpopulações de células-tronco do câncer em mulheres com câncer mama e sua implicação na quimiorresistência.

Milene nos conta um pouco sobre seu projeto: “Eu trabalho com câncer de mama, tipo de câncer mais incidente entre as mulheres no mundo. Especificamente, eu trabalho com células-tronco do câncer de mama. A teoria da célula-tronco do câncer acredita que essas células são responsáveis pela formação do tumor, resistência ao tratamento, formação de metástase e recorrência da doença”.

“Meu projeto visa identificar biomarcadores de quimiorresistência nas subpopulações de células-tronco do câncer de mama obtidas de amostras clínicas e associar os dados obtidos com os dados clínico-patológicos da susceptibilidade/resistência aos quimioterápicos apresentada pelas pacientes”.

 

            Fizemos algumas perguntinhas:

 

1-    Porque escolheu essa área?

Eu sempre gostei de biologia e sempre sonhei em trabalhar em um laboratório.

 

2-    Porque você acha importante o projeto que desenvolve?

O câncer de mama possui uma alta taxa de mortalidade no Brasil. Vários trabalhos mostram que as células remanescentes do tumor após a quimioterapia mostram-se enriquecidas de células-tronco do câncer, ou seja, o tratamento não é capaz de matar essas células. Então, é importante desenvolver uma terapia especifica contra essa população celular para a efetiva eliminação do tumor.

 

3-    Você acha que vai deixar uma contribuição para a sociedade?

Espero que sim, é muito importante a observação das células-tronco do câncer na resistência do tumor não tratamento quimioterápico. E com o nosso trabalho pretendemos identificar possíveis marcadores relacionados à quimiorresistência, que no futuro deverão passar por testes clínicos para serem validados com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das mulheres com esse tipo de câncer.

 

4-    Quais experiências você teve nessa área?

Comecei a trabalhar nessa área quando era aluna de graduação, fiz minha iniciação científica na Funed no serviço de Biologia Celular. E também desenvolvi o meu mestrado aqui e agora desenvolvo meu doutorado.

5-    Qual a relação do seu projeto com o tema do blog?

O meu foco de trabalho são células, faço uma análise molecular e morfológica de uma subpopulação celular específica, as células-tronco do câncer.

 

            Então foi isso por hoje pessoal, espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais o trabalho da Milene, não se esqueçam de compartilhar com seus amigos, continue acessando o blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário