quinta-feira, 24 de maio de 2018

Embriologia

Olá galera, tudo bom?
 Vocês estão acompanhando o Blog e suas redes sociais?
Hoje vamos iniciar uma série de postagens sobre reprodução, começando pelo processo de embriologia.
O que é embriologia?

É o processo através do qual o embrião é formado e se desenvolve. Esse processo se inicia no momento da fertilização do óvulo (gameta feminino) pelo espermatozoide (gameta masculino), após o encontro desses gametas terá a formação do zigoto. A formação acontece como a imagem abaixo:

                                       
Clivagem, Mórula e Blástula.

A clivagem (ocorre 30 horas após a fecundação) é uma das etapas inicias para a formação do embrião, ela consiste em sucessivas divisões celulares. Da célula zigoto, são formadas duas células idênticas entre si, a partir dessas duas, mais quatro células também idênticas são formadas. Dessas quatro, oito e dessas oito dezesseis, assim sucessivamente. Chamamos esse aglomerado de células de mórula (3 dias após a fecundação), porque a junção dessas células parece uma amora. Essas células migram para a periferia, dando origem a um espaço oco chamado de blastocele. Essa fase é chamada de blástula (ocorre entre 3 e 4 dias após a fecundação), e corresponde às células indiferenciadas, que também podem ser chamadas de células-tronco.

Folhetos Embrionários e Organogênese

A blástula  sofre uma invaginação para o interior do embrião invadindo o blastocele. Fica no interior do embrião é chamada  de gástrula (que forma o sistema digestório). Agora o embrião vai ter dois folhetos embrionários que serão as células de fora. Logo após terá um espaço dentro da gástrula /arquêntero, é um buraco blastóporo.
Esse blastóporo tem importância taxonômica, com parentesco animal que pode ser traçado pelo blastóporo. Na maior parte dos animais protostomados o blastóporo se forma na boca, já nos animais deuterostomados são formados no anus, e os equinodermos também são formados pelo anus. Na parte do dorso do embrião dos cordados, terá um dobramento das células, constituindo um tubo neural, chegando à parte final da embriogenêse como nêurula. Depois se formara o notocorda (da sustentação ao embrião no inicio). Posteriormente algumas células do endoderma vão dar origem ao mesoderma. Logo abaixo esta a imagem do processo de Neurulação: 



                        

                                               Formação dos folhetos embrionários 

                          
                                                  Folhetos Embrionários e suas partes  


                                
      Ectoderma: originará a epiderme e suas glândulas anexas (glândulas lacrimais, sudoríparas, mamárias) e o sistema nervoso;
     Endoderma: originará o tubo digestivo e suas glândulas anexas (pâncreas, fígado, baço e tireoide) e sistema respiratório;
  Mesoderma: originará os tecidos conjuntivos (tecido sanguíneo, ósseo, cartilaginoso), tecido muscular, sistema reprodutor e urinário.


 Então galera o post de hoje foi o primeiro da serie sobre reprodução. Esperamos que tenham gostado!
Referências:



















Nenhum comentário:

Postar um comentário