segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Novembro Azul


Novembro Azul

O câncer de próstata, o tipo de câncer que mais mata os homens e que desenvolve neoplastias malignas (também denominadas tumor) é uma forma de proliferação celular não controlada pelo organismo com tendência para a autonomia e perpetuação.
No Brasil a cada 38 minutos um homem é levado ao óbito pelo câncer de próstata segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).
Para começar, O que é próstata?

É uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, pesa por volta de 20g e cujo  aspecto lembra uma castanha. Localizando-se abaixo da bexiga sua função principal é trabalhar juntamente com a vesícula seminais na produção do esperma.
Os principais sintomas são:
Dor óssea
Dores ao urinar
Presença de sangue na urina/ ou no sêmen.
Vontade de urinar com frequência.

Os principais riscos são:
Fatos hereditários na família.
Os homens negros são os mais afetados por essa doença.
A obesidade.
Você pode se prevenir e se tratar da seguinte maneira:
A única maneira de curar esse câncer é quando ele é diagnosticado precocemente. Mesmo não tendo sintomas, homens com uma idade mais avançada devem ir ao urologista da glândula, e fazer o exame de toque retal que, da permissão ao médico de examinar a glândula, e detectar alterações como o endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e, também, exame de sangue especifico PSA (antígeno prostático específico).
Por volta de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados no teste de toque retal. Outros exames poderão ser solicitados como Biopsia e ultrassons.
O tratamento vai depender da saúde atual do paciente, grau da doença, entre outros aspectos. Em tumores pouco avançados existe a opção de vigilância ativa, que vai monitorando os estágios da doença aos poucos e com detalhes.
Fontes Bibliográficas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário