sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Grande cientista: Robert Brown



O

lá pessoal, hoje vou falar para vocês sobre um grande cientista, Robert Brown.
            Nascido no dia 21 de dezembro de 1773, na cidade de Montrose, Escócia – Grã-Bretanha, Robert Brown dedicou sua vida a Medicina e, logo depois, decidiu optar pela Botânica. Em 1800, foi convidado pelo naturalista Joseph Branks, a uma expedição científica do navegador inglês Matthews Flinders a Austrália.
            Robert Brown retornou a Inglaterra em 1805 e dedicou-se ao estudo e à classificação de mais de quatro mil espécies da flora australiana.
            Dentre as inúmeras contribuições científicas de Robert Brown à Botânica, destacou-se seu estudo sobre o comportamento sexual das plantas. Brown quem estabeleceu a diferença entre angiosperma e gimnosperma. Robert também foi o primeiro a descrever com precisão a constituição e as características das células vegetais. E foi considerado o descobridor do núcleo celular, embora muitos citologistas já tivessem observado o núcleo. Brown imaginou que o núcleo fosse à semente da célula, por analogia aos frutos.
            Robert Brown também abriu novos caminhos para a física, descobrindo o movimento browniano, ao examinar no microscópio uma solução aquosa na qual introduziu grãos de pólen de Clarkia pulchella. Ele percebeu minúsculas partículas, dentro dos vacúolos dos grãos de pólen, que realizavam um movimento em ziguezague.
Brown faleceu no dia 10 de junho de 1858, aos 84 anos, em Londres – Reino Unido.
            Ficamos por aqui então pessoal. Voltem sempre ao nosso blog.
Mapa com a localização do nascimento de Robert Brown:


Saiba mais em:
Local do nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário