sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Heloisa Helena Marques Oliveira



O
lá pessoal, hoje vou falar sobre mais uma funcionária da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Heloisa Helena Marques Oliveira. Heloisa tem 41 anos, é formada em Ciências Biológicas e Biologia, com especialização em ensino de Ciências e Biologia e mestrado em Bioquímica e Imunologia, além de apoiar vários projetos do Laboratório de Biologia Celular da Funed.

Fizemos algumas perguntinhas:


·         Porque que você escolheu essa área?

Eu escolhi as Ciências Biológicas porque eu gosto de trabalhar com animais e plantas, mas as coisas se encaminharam de uma determinada forma que eu comecei a gostar muito de trabalhos de laboratório. Trabalho também na área de educação, há mais de vinte anos, pois eu gosto de ser professora. Na pesquisa, chegou um momento que eu resolvi fazer o mestrado e optei por fazer em Bioquímica. Depois que eu terminei o mestrado em Bioquímica tive a oportunidade de fazer o concurso público, então entrei como servidora da Funed. Foi definido, que eu trabalharia no Serviço de Biologia Celular e eu gostei muito, principalmente da parte de trabalhar com células, que em si é muito bom. Eu nunca tinha trabalhado nessa área antes e logo, estar aqui, não foi uma opção minha. Eu escolhi Ciências Biológicas e nem sonhava em trabalhar com Biologia Celular. Pensava que ia trabalhar com animais e plantas, nem sonhava com isso e acabou que eu me dei super bem.  Gosto muito de trabalhar e estou satisfeita com o trabalho de Biologia Celular.

 

·         Porque você acha importantes as atividades que desenvolve?

É muito importante porque primeiro a gente acredita que sempre vai gerar um resultado bom de pesquisa, então existe a possibilidade de chegarmos futuramente em algum fármaco importante, algum tipo de tratamento. Tem a parte de ensaios diagnósticos que eu acho muito interessante e importante também dentro do contexto da Funed, o de ser uma fundação pública, mantida com o dinheiro público. Acho que é importante, porque gera pesquisas que são fundamentais para a população.

 

·         Você acha que vai deixar alguma contribuição pra sociedade?

Nossa, eu acho que contribuo demais (risos).  Assim, qualquer resultado de pesquisa é importante e deve ser divulgado e o mínimo que pode acontecer é servir como referência para outros estudos que possam avançar um pouco mais. Então, mesmo que as coisas não deem os resultados esperados, pelo menos, podem ser usados por outros grupos de pesquisa, ou pode ser usado futuramente. Acho que só esse propósito que a gente tem de trabalhar em um sistema público, fazendo pesquisas com dinheiro público e com responsabilidade, porque sabemos que esse dinheiro que vem para Funed, poderia muito bem ir para outras áreas. Aqui é um país de terceiro mundo e que tem várias áreas que demandam, mas acho que é extremamente importante, que é muito válido.

 

·         Quais experiências você teve nessa área?

Posso citar alguns resultados bons de pesquisas que ainda estão em andamento, em termos de moléculas boas que, com dedicação e estudo, acho que podem ser utilizadas no futuro, na produção de algum fármaco. Acho que essa é uma experiência boa e a própria oportunidade de trabalhar com o cultivo de células é uma experiência muito legal, é muito bom ver a célula viva, trabalhar com o ser vivo, de uma forma geral, é muito bom, assim como trabalhar com o cultivo de células vivas é uma experiência muito boa, tanto para o aprendizado, quanto para trabalhar com o material.

 

·         Qual a relação do que você faz com o tema do blog?

Eu penso que o blog é importante para divulgar, porque às vezes as pessoas não sabem o que acontece dentro de uma instituição como a Funed. Então muitas pessoas associam a Funed só a produção de soros, a produção de medicamentos, a produção da fábrica. Algumas conseguem associar a Funed a exames de saúde pública, mas a parte de pesquisa mesmo é pouco divulgada. Poucas pessoas sabem que aqui tem pesquisa. Então eu acho que é muito importante no blog é que o ele divulga o que e feito aqui, e outra coisa que eu acho muito importante é a própria formação da blogueiras, porque é muito legal vocês estarem dentro de uma fundação de pesquisa, trabalhando com tecnologia, com o que tem de mais avançado em termos de mídia e fazendo divulgação dos trabalhos científicos que acontecem aqui, além de mostrar para um público que eu imagino ser jovem, que e possível fazer pesquisa, que aqui no Brasil se faz pesquisa e que existem boas opções de profissões, como o biólogo, o farmacêutico, o bioquímico. Tem gente que nem para pra pensar, pois existem aquelas profissões que são mais tradicionais, então as pessoas não se lembram que há outras profissões e nem sabem direito como elas atuam. Acho que isso é muito importante, mostrar a atuação dos profissionais e também os resultados obtidos aqui.

 

            Então, foi isso por hoje pessoal. Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais do trabalho da Heloisa.

 

Continuem acessando o nosso blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário