sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Partes das células e suas funções



  O
lá pessoal, hoje vou falar um pouco mais sobre as células. Vamos apresentar as partes das células e as suas funções.
            Primeiramente, vamos falar da membrana plasmática, também conhecida como membrana celular ou membrana citoplasmática. Todas as células procariontes ou eucariontes contém a membrana plasmática. A membrana plasmática mede cerca de 6 a 9 nm, o que indica que até mesmo em alguns microscópios, não é possível torna-la visível. Nos microscópios eletrônicos ela e marcada por uma linha que delimita o contorno da célula. Os componentes da membrana plasmática mais abundantes são: fosfolipídios, colesterol e proteínas.
            Os fosfolipídios têm a função de manter a estrutura da membrana, e as proteínas têm diversas funções e atuam principalmente nos mecanismos de transportes. A membrana plasmática de um eucariócito contém grande quantidade de colesterol.
            Agora, vamos falar um pouco sobre o citoplasma, também conhecido como hialoplasma, que é a porção existente entre o núcleo e a membrana celular. Nos seres eucariontes, o interior de uma célula é preenchido por um fluído, homogêneo e viscoso, no qual se encontra o núcleo. Esse fluído recebeu o nome de citoplasma. Além de fluídos, o citoplasma contém bolsas e canais membranosos e organelas citoplasmáticas, que desempenham funções específicas no metabolismo da célula eucarionte.
            O fluido citoplasmático e constituído por: água, proteínas, sais minerais e açucares. No citosol ocorre a maioria das reações químicas e onde muitas substâncias de reservas das células ficam armazenadas.
            Há também as organelas citoplasmáticas, em que são inseridas: mitocôndrias, retículo endoplasmático, lisossomos, peroxissomos, vacúolos e o complexo de Golgi.
            E por fim o núcleo, que é uma estrutura presente nos seres eucariontes, sendo a principal característica que difere das células procariontes – que tem o material genético nucleóide.
            Na região nuclear, estão presentes as informações genéticas que condenam e comandam as funções celulares, e o arquivo das informações hereditárias, que a célula transmite às suas filhas ao se reproduzir.
            O núcleo apresenta um limite bem definido, devido à presença de carioteca ou membrana celular. A maior parte do volume nuclear e ocupado por uma massa chamada cromatina.
            A cromatina é um conjunto de fios, cada um deles formada por uma molécula de DNA. Esses fios são os cromossomos.
            A eucromatina se refere a um local do DNA, onde os genes estão ativos e auxiliam na síntese de RNA. Ela está desenrolada e o material genético consegue ter muito contato com as enzimas.
            E é isso por hoje pessoal, espero que tenham descoberto coisas interessantes aqui. Continuem visitando nosso blog.

Saiba mais:
Núcleo celular

Nenhum comentário:

Postar um comentário