segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Albert Einstein

Albert Einstein, nasceu no dia 14 de mar de 1879 na cidade de Ulm, na Alemanha. E faleceu no dia 18 de abril de 1955 aos 76 anos nos Estados Unidos, devido a uma hemorragia interna causada por um aneurisma abdominal.
Einstein foi um físico teórico alemão. Entre seus principais trabalhos desenvolveu a teoria da relatividade geral que, ao lado da mecânica quântica, é um dos dois pilares da física moderna. Ele ficou mais conhecido pela sua fórmula de equivalencia massa-energia E=mc², que foi chamada de ‘’a equação mais conhecida do mundo’’.
 Foi premiado com o Prêmio Nobel de Física de 1921 "por suas contribuições à física teórica" e, especialmente, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico, que foi fundamental no estabelecimento da teoria quântica.
Curiosidades:
·         Desde jovem, adorava música. Influenciado pela mãe, começou a tocar violino. Ele teria começado a tocar com cinco anos, mas só tomou gosto mesmo aos 13, quando se aproximou das melodias de Mozart.
·         Einstein tinha apenas 26 anos quando publicou, em 1905, seus quatro artigos científicos que mudariam o mundo.
·         Suas descobertas foram feitas de modo não tradicional. Os artigos foram produzidos fora do horário de expediente, longe de laboratórios, de colegas com quem discutir e até mesmo de uma biblioteca adequada. Para muitos historiadores da ciência, foi o mais brilhante trabalho amador da História.
·         Einstein já visitou o Brasil! Foi ao Rio de Janeiro em 1925 para fazer conferências e observar um cometa que justificaria sua teoria de gravitação.

Artigos do Ano Miraculoso

·         Sobre um ponto de vista heurístico relativo à produção e transformação da luz.
·         Sobre o movimento de pequenas partículas em suspensão dentro de líquidos em repouso, tal como exigido pela teoria cinético-molecular do calor.
·         Sobre a Eletrodinâmica dos Corpos em Movimento.
·         A inércia de um corpo depende do seu conteúdo energético?

Saiba mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário