sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Sindrome de Down



A síndrome de Down é um distúrbio genético que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. Esse distúrbio ocorre, em média, em 1 a cada 800 nascimentos e tem maiores chances de ocorrer em mães que engravidam quando mais velhas. Em uma célula normal da espécie humana existem 46 cromossomos divididos em 23 pares. A pessoa que tem síndrome de Down possui 47 cromossomos, sendo que o cromossomo extra é ligado ao par 21.

Sintomas:
Crianças com a síndrome de Down têm deficiências intelectuais e algumas características físicas específicas. Elas têm olhos amendoados, devido às pregas nas pálpebras e em geral são menores em tamanho. As mãos apresentam uma única prega na palma, em vez de duas. Os membros são mais curtos, o tônus muscular é mais fraco e a língua é protrusa, maior do que o normal.
Problemas de saúde e de aprendizado podem ocorrer, mas estes variam de criança para criança. Cada portador da síndrome de Down é único, os sintomas e sinais podem ser de moderados a severos.
Pessoas com síndrome de Down tem maior risco sofrer com alguns problemas de saúde, como:
·         Problemas cardíacos congênitos
·         Problemas respiratórios
·         Doença do refluxo esofágico
·         Otites recorrentes
·         Apneia do sono
·         Disfunções da tireoide, daí o fato de serem propensas ao sobrepeso.
Tratamento:

Não existe um tratamento especifico para a doença, mas existem tratamentos que podem amenizar os diversos problemas de saúde que vãos surgindo na vida deles, sendo que o acompanhamento médico deve ser constante e feito de perto por profissionais qualificados. Além disso, os médicos também costumam encaminhar estas crianças para outros especialistas afim de treinar suas habilidades para que eles convivam da melhor forma possível com o restante da sociedade. O fator mais importante para garantir um bom desenvolvimento é o convívio social e o bom ambiente familiar, o cuidado com as crianças com síndrome de Down não é diferente do cuidado com as crianças sem a síndrome, devem sempre ter carinho, atenção e amor para que se desenvolvam de uma forma melhor.  


APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma associação social sem fins econômicos, que defende e presta serviços a pessoas com deficiência. Promove a inclusão social dos seus usuários, e ajuda a promover uma melhor qualidade de vida para os deficientes.
Curiosidade:

A síndrome de Down é comemorada no dia 21/03 por ser a trissonomia do cromossomo 21

Saiba mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário