segunda-feira, 25 de junho de 2018

Fertilidade e Infertilidade


Olá galera, tudo bem? Hoje vamos dar continuidade a serie sobre Reprodução, falando hoje sobre Fertilidade e Infertilidade.

Fertilidade



O período fértil feminino é o ideal para engravidar. O tempo de duração é de aproximadamente seis dias, é o período em que a mulher está ovulando. Este período começa 14 dias antes da menstruação descer, isso em uma mulher que tem o ciclo de 28 dias.

No decorrer deste período o óvulo maduro sai do ovário e vai a caminho das trompas de falópio (são os canais que ligam útero e ovários) e em direção ao útero quando já pode ser penetrado por um espermatozoide, dando origem a uma gravidez. Este é o momento da concepção (A concepção é o momento que marca o início da gravidez e acontece quando o espermatozoide fertiliza o óvulo).

O período fértil vem acompanhado de seus respectivos sintomas que são:
- Muco vaginal sem cheiro, claro e transparente como clara de ovo; 
- Temperatura corporal ligeiramente elevada.
Estes sintomas são manifestados porque o corpo da mulher esta se preparando para acolher um bebê.

Infertilidade

A infertilidade feminina pode ser causada pelos seguintes fatores:

 
Desenho de útero.

Causas Ovarianas e Ovulares: Uma das principais doenças é chamada de síndrome dos ovários policísticos em que a paciente tem sangramento do útero irregular, geralmente entre dois ou três meses, o exame ultrassonográfico mostra inúmeros folículos ovarianos (bolsas de liquido que podem conter cada uma, um óvulo) localizados frequentemente na periferia dos ovários. Essas pacientes podem ter aumento de hormônios masculinos (andrógenos), pode acontecer de ter aumento de pelos, caimento dos fios de cabelo que é bem raro. Podem acontecer de a paciente ficar obesa, e dificuldade de assimilar os hidratos de carbono (que estão presentes em alimentos doces), pela falta de ação da insulina.

Na menopausa precoce (insuficiência prematura ovariana) os ovários deixam de submeter os óvulos, esse processo acaba cessando a ovulação. As pacientes em geral não tem ciclo menstrual e sintomas parecidos com os da menopausa (principalmente, os fogachos ou ondas de calor). A doença pode ter varias causas como radiação, quimioterapia, síndromes genéticas, infecções ovarianas, doenças autoimunes, entre outras. 

Causas tubárias e do canal endocervical: a obstrução tubária impede a captação do óvulo e transporte, de forma que não tenha possibilidade de sua fertilização pelo espermatozoide. Geralmente, as tubas uterinas se dilatam bastante. As duas principais doenças são endometriose e infecções pélvicas. 

Infertilidade Masculina

A infertilidade masculina é um grande motivo para alguns casais apresentarem dificuldade para ter filhos. As principais causas são:

- Diminuição no número de espermatozoides, de acordo com que o homem vai ficando mais velho;
- Dificuldade na relação sexual;
- Doenças sexualmente transmissíveis, como: Tricomoníase, clamídia, ureaplasma, entre outras;
Para saber qual é a causa de infertilidade é realizado um exame em que avalia o sêmen (espermograma), são observadas a cor, odor, velocidade e o PH. Já na análise microscópica, avalia a mobilidade e morfologia dos espermatozoides. Dessas duas respectivas formas podem-se identificar possíveis causas de infertilidade.
Vários outros casos como doenças infecciosas, tumores e malformações congênitas, que são capazes de obstruir os canais que transportam os espermatozoides dos testículos até o exterior, problemas de ereção e ejaculação precoce.




Referências:

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ola meninas. Adorei o tema. Aproveitando para tirar uma dúvida... O período fértil no momento que o óvulo sai do ovário e percorre as trompas pode vir acompanhado por algum incomodo como uma leve dor?

    ResponderExcluir
  3. Sim Lucia! Para algumas mulheres é normal esse incomodo, enjoo ou até mesmo cólicas devido a alterações hormonais!

    ResponderExcluir