segunda-feira, 11 de junho de 2018

Gravidez


Olá galera, tudo bom? A postagem de hoje vamos dar continuidade a série sobre reprodução, vamos falar sobre gestação.

Definição: período de tempo que começa a partir da fecundação do óvulo pelo espermatozoide até o parto. É um processo natural de proliferação da espécie. O processo se aplica aos animais e plantas. Um processo que tem a duração de 9 meses nos seres humanos.
  


  Desenvolvimento embrionário

A gravidez é dividida nos seguintes processos:

1° Trimestre:
É um momento de muito risco no desenvolvimento do bebê, há risco da perda do feto (aborto espontâneo) pelo fato dele ainda ser muito pequeno e frágil. Alguns sintomas podem acompanhar o primeiro trimestre, como: enjôos, sonolência, cansaço, sensibilidade e dor nos seios, cólicas, variação de humor.
Nas primeiras semanas não há muita diferença na parte externa do corpo, mas internamente o corpo está se preparando para o feto crescer.
O revestimento do útero fica mais espesso para acomodar o zigoto; os folículos ovarianos amadurecem para um se tornar dominante; hormônios são liberados para o folículo dominante liberar o óvulo para a fecundação; o muco servical se torna mais macio facilitando para os espermatozóides; liberação do estrogênio que é o hormônio responsável para estimular o revestimento do útero para alojar o óvulo fertilizado.
Na 3º semana: o óvulo é finalmente fixado na parede uterina, as células começam a se reproduzir, multiplicando-se e dividindo-se; começa a formação da placenta que é responsável pelo hormônio HCG; cordão umbilical, bolsa amniótica, bolsa vitelina.
Aqui já começa a origem das várias partes do corpo, como alguns órgãos, o cérebro, os neurônios começam a se ligar com membros do corpo em formação, o sexo do bebê começa a se formar mesmo não dando para ver no ultrassom, a cabeça do feto tem quase metade do tamanho do corpo.
Segundo trimestre:
No inicio desse trimestre, é muito importante realizar o exame chamado de translucência nucal, que serve para identificar se o feto tem Síndrome de Down.
Nesses meses o sexo do bebê já pode ser identificado, o rosto do bebê começa a ter forma, os olhos estão se posicionando, o bebê já começa a se mexer mais, acumular peso. Todos os órgãos começam a funcionar, mas os pulmões só funcionarão no momento do parto. O corpo do feto se cobre por uma camada de pelo, chamada de lanugo, que o protege no líquido amniótico e ajuda a regular a temperatura corporal.
Ocorre a produção do vérnix, uma camada de gordura branca, que o protege dentro do útero e ajuda na hora do parto.
Os órgãos da mãe começam a se comprimir porque o bebê está cada vez maior
Crescimento do bebê
3º Trimestre:
Fase final da gravidez, aqui o bebê cresce bastante, com todos os órgãos formados. O bebê se posiciona para o parto, com a cabeça virada para baixo.
A mãe começa a sentir muitas contrações regulares, sendo um aviso que o nascimento do bebê está próximo.
 Referências: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário