segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

DNA e RNA


O

lá pessoal! Hoje nos vamos falar sobre DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico).

O que é DNA e RNA:

DNA e RNA são siglas de substâncias químicas envolvidas na transmissão de caracteres hereditários e na produção de proteínas compostas, que são o principal constituinte dos seres vivos; são ácidos nucleicos encontrados em todas as células humanas.

De acordo com a biologia, o DNA faz o RNA, que faz proteína (embora existam exceções como os vírus, por exemplo, o vírus da AIDS). A informação contida no DNA está registrada na sequência de suas bases na cadeia, que indica outra sequência, a de aminoácidos substâncias que constituem as proteínas. O DNA não é o fabricante direto dessas proteínas; para isso ele forma um tipo específico de RNA, o RNA mensageiro. O código genético está no DNA, no núcleo das células, já as proteínas ficam no citoplasma celular, para onde se dirige o RNA mensageiro.


Qual é a diferença do DNA e RNA:

É da associação dos diferentes nucleotídeos que se formam as macromoléculas dos dois tipos de ácidos nucléicos: o ácido ribonucleico (RNA) e o ácido desoxirribonucleico (DNA). Eles foram assim chamados em função dos açúcares presente em suas moléculas: O RNA contém o açúcar ribose e o DNA contém o açúcar desoxirribose.

Outra diferença importante entre as moléculas de DNA e a de RNA diz respeito às bases nitrogenadas: no DNA, as bases são citosina, guanina, adenina e timina; no RNA, no lugar da timina, encontra-se a uracila. A importância é o bom funcionamento dos ácidos nucléicos.


Funções do DNA e RNA:

DNA é o material genético da célula. Ao realizar a replicação, gera outra cadeia de DNA transferindo as informações e caracteres hereditários. Já pelos processos de transcrição produz uma molécula de RNA. Localiza-se no núcleo, mitocôndria e cloroplastos.

RNA pelo processo de Tradução realiza a síntese de proteínas, em que o RNAr compõe a organela Ribossomo, o RNAm codifica uma sequência de aminoácidos do hialoplasma para os ribossomos encadeando-os.


Saiba mais em:
So Biologia
UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário