quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Genes alelos


O

lá pessoal, hoje vou falar sobre genes alelos.

Os genes alelos são segmentos de DNA, constituídos de pares. Um deles vem da mãe e outro do pai, no qual se encontra no lócus (lugar específico em que um gene se localiza no cromossomo humano).

            Os genes alelos são classificados em dois tipos: genes alelos recessivos e genes alelos dominantes.

            Os genes alelos recessivos são representados por letras minúsculas como, por exemplo: aa, bb, vv. Nele os fenótipos são expressos em homozigose (alelos que codificam uma característica igual).

Algumas caraterísticas dos genes alelos recessivos são: nariz reto, lábios finos, cabelo loiro ou ruivo e tipo sanguíneo negativo.

Algumas doenças relacionados aos genes alelos recessivos são: miopia, albinismo, daltonismo e hemofilia.

            Os genes alelos dominantes são representados por letras maiúsculas como, por exemplo: AA, BB, VV. Nele os fenótipos são expressos em heterozigose (alelos diferentes para um determinado gene).

 

            Os genes alelos dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipos.

            Algumas caraterísticas dos genes alelos dominantes são: nariz aquilino, lábios grossos, cabelo escuro e olhos escuros. Além disso, mais de um par de alelos podem interferir em uma mesma característica, como é o caso da cor dos olhos. Vamos imaginar que os alelos A/a e V/v, descritos na figura acima, determinam a coloração dos olhos dos seguindo o modelo da tabela a seguir:


 
 
Alelos de origem materna
 
 
AV
Av
aV
av
Alelos de origem paterna
AV
AAVV
Castanho
AAVv
Castanho
AaVV
Castanho
AaVv
Castanho
Av
AAVv
Castanho
AAvv Castanho
AaVv
Castanho
Aavv
Castanho
aV
AAVv
Castanho
AaVv
Castanho
aaVV
verde
aaVv
Verde
av
AaVv
Castanho
Aavv
Castanho
aaVv
verde
aavv
Azul

 

Assim, sabendo o filho herdará um dos alelos A/a e V/v de sua mãe e de seu pai, podemos supor, de forma aproximada, quais as chances do bebê nascer com os olhos castanhos, verdes ou azuis.



Fonte: Revista Saúde (http://www.imgrum.net/media/1286244079751845213_1495507762)


Uma animação bem legal sobre o assunto está no link a seguir:


Algumas doenças relacionadas aos genes alelos dominantes: Polidactilia, Doença de Huntington e Doença de von Hippel.

Então pessoal é isso por hoje, espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre os genes, continuem acessando o nosso blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário