sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Nikole Gontijo Gonçalves



Olá pessoal, hoje trouxemos mais uma entrevistada, dessa vez foi Nikole Gontijo Gonçalves, 25 anos, que está cursando biomedicina no Centro Universitário UNA.

O projeto que Nikole faz parte se chama: “Determinação das suscetibilidade das linhagens de tumores ovariano (TOV-21G e SKOV-3) à cisplatina e avaliação do perfil de expressão dos genes TNFRS10D, TRAF2, RIP, TANK e NF-KB como marcadores moleculares candidatos à avaliação de fatores prognósticos”. Fatores prognósticos são aqueles que se relacionam a sobrevida do paciente.

Nikole explicou um pouco sobre o seu projeto: “Eu trabalho com linhagens celulares de tumores de ovários, e tratamos essas células com quimioterápicos que são usados hoje na prática clinica, que é a cisplatina, paclitaxel e também usamos uma proteína recombinante, que é usado pelo nosso sistema imune que é a TRAIL. Com isso queremos mostrar que o problema do câncer de ovário, está no fato que as pacientes mesmo após tratamento apresentam recidiva da doença com cerca de 2 anos, ou seja, as células criam resistência. Então, estamos procurando uma droga a qual as células não consigam criar resistência ou que seja uma alternativa para as pacientes”.
“Então eu avalio 5 genes que são da cascata da via de sinalização de TRAIL, para ver se os genes podem ser marcadores moleculares, para poder subdividir as pacientes, por exemplo se a paciente apresenta uma expressão diferencial do gene X ela é tratada com um determinado quimioterápico, se ela tem o gene Y ela pode ser tratada com outra droga. Isso seria a pratica da medicina personalizada, onde segregamos as pacientes para que elas não sejam tratadas com a mesma droga”.

Fizemos algumas perguntinhas:

1-    Porque você escolheu essa área?
Eu escolhi o curso de biomedicina porque eu sempre fui interessada pela pesquisa, então no 2º período tive a oportunidade de vir trabalhar no laboratório da Funed. E eu sempre tive interesse em oncologia, e eu realmente caí na área certa. Sou apaixonada com o que eu faço, e sempre muito interessante você vir para o trabalho e não saber o que você vai encontrar, então é isso que me motiva. Você vem pra cá e cada dia encontra alguma coisa diferente. Realmente gosto do que eu faço.

2-    Porque você acha importante o projeto que você desenvolve?
Eu acho que é importante porque apesar do câncer de ovário ter uma incidência baixa, esse câncer acaba sendo negligenciado. Pois, não tem muitas alternativas para as pacientes. E eu acho que a importância do meu trabalho é esse, tirar o que eu faço da bancada e fazer com que ele chegue a alguma pessoa e seja benéfico para alguém.

3-    Você acha que vai deixar alguma contribuição para sociedade?
Bom eu espero deixar uma contribuição com esse trabalho. Meu objetivo é esse fazer com que meu trabalho chegue até alguém. Não que ele vire um produto, mas que ele seja utilizado, saindo da pesquisa e beneficiando outras pessoas.

4-    Qual a relação do seu projeto com o tema do blog?
Bom, meu projeto utiliza 3 linhagens de celulares de tumores de ovário e a gente quer mostrar que mesmo sendo linhagens de tumores, queremos mostrar que tem características diferentes. Ou seja, a importância dos subtipos tumorais de um mesmo tumor e como as células têm características diferentes, mesmo estando em um mesmo tecido.

E para engajar com o tema de câncer de ovário, o blog veio desejar as mais sinceras condolências pela morte da atriz Márcia Cabrita, que morreu hoje (dia 10/11), aos 53 anos. Ela foi diagnosticada com câncer no ovário e se submeteu a uma cirurgia para a retirada dos ovários e do útero. Em seguida, ela iniciou quimioterapia para o tratamento da doença mas infelizmente o câncer já estava em estagio avançado.



Bom esse é um pouco do trabalho da Nikole, espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais de mais uma pesquisa feita na FUNED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário