quinta-feira, 12 de abril de 2018

Entrevista com Diana Pacheco



Olá pessoal, hoje trouxemos mais uma entrevista para o blog, Diana Pacheco 20 anos, bolsista de iniciação científica/Fapemig do Serviço de Biologia Celular da Funed, cursando o 5º período de Biomedicina no Centro Universitário Una.
A Diana ganhou o 2º lugar no Prêmio Carlos Ribeiro Diniz de apoio à pesquisa com o Projeto de “Ação Antitumoral de 2,5- Dicetopiperazinas em Linhagem Celular Derivada de Câncer de Cólon Humano".
 “Meu trabalho consiste em fazer a análise da ação antitumoral de moléculas que se chamam 2,5 Dicetopiperazina numa linhagem de câncer de colón humano que é a RKO utilizando cultivo in vitro.Eu tenho 21 moléculas pra testar, mas até o momento eu só consegui testar 8 moléculas. Planejo o controle de vida para ver se as células estão crescendo direito, controlo os solventes que eu uso para diluir essas drogas para ter certeza de que não é ele que está agindo nessa célula, e também planejo o controle de morte.”

Como vocês podem ver é um processo bem detalhado e demorado, ela testa quais  as moléculas e como as drogas  afetam o tumor ou não.    
                                                                                                                
1 - Por que você escolheu essa área?   
           
Sempre gostei muito da área da saúde, mais voltada para a questão laboratorial, de microscópios, células. Sempre quis fazer algo em que eu pudesse ajudar o próximo, mas na biomedicina não tem o contato direto com o paciente, por isso optei pela pesquisa, porque é uma forma de ajudar as pessoas mesmo indiretamente, através dos resultados dos projetos.

2 - Quais experiências você teve nessa área?

A questão do convívio no laboratório adquire-se muita experiência tanto profissional quanto pessoal, com manuseio de equipamentos, técnicas que utilizamos no dia-a-dia e até mesmo na faculdade, então aqui se adquire muita experiência.

3 - Qual a relação do seu projeto com o Blog?

Inicialmente, eu avalio a citotoxidade (propriedade nociva de uma substância em relação às células) das moléculas nas células, avalio se tem ação ou não nas células e verificando o mecanismo de ação dessas drogas na célula..

4 - Por que você acha importante o projeto que desenvolve?

Muitos pacientes, no tratamento do câncer, não respondem a quimioterapia e por isso a descoberta de novas moléculas com ação antitumoral tem sido muito importante então se nós conseguirmos avançar com o projeto, mesmo sendo em um longo período, conseguindo desenvolver um fármaco, um medicamento com as moléculas do princípio ativo que agem diretamente sobre o tumor, e que não prejudique as células normais do corpo, vai ser um avanço muito grande para a medicina em si e melhoria a qualidade de vida desses pacientes.
5 - Como foi ganhar o prêmio Carlos Ribeiro Diniz?

Eu achei muito bacana e não esperava ter ganhado, por que tem pouco tempo que estou desenvolvendo o projeto, para mim a menção honrosa era mais que o esperado. Fiquei muito surpresa, e me senti muito mais motivada para seguir com o projeto.

6 - Você acha que vai deixar uma contribuição para a sociedade?

Espero muito que sim, mesmo que não seja eu que termine o projeto, que sejam outras pessoas, algo que vá para a literatura, para outras pessoas desenvolverem esses fármacos. Espero muito que sim.

Essa foi nossa entrevista pessoal, espero que tenham gostado do projeto da Diana, esperamos que ele continue dando certo!
                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário