segunda-feira, 16 de abril de 2018

Novo Órgão do corpo humano: Interstício


Olá pessoal, vocês sabiam que cientistas encontraram um novo órgão? Hoje viemos aqui falar sobre ele.
Como foi descoberto? E como não o encontraram antes?                                       
A descoberta foi feita por uma equipe de patologistas da Escola de Medicina da Universidade de Nova York (NYU), Estados Unidos, através de um exame de endomicroscopia do conduto biliar de um paciente com câncer.
Depois de uma injeção de uma substância corante chamada fluoresceína, foi possível ver "um padrão reticular com seios (ocos) cheios de fluoresceína, que não tinham nenhuma correlação anatômica". Os cientistas já sabiam da existência desse órgão, mas não deram tanta importância a ele porque não o estudaram a fundo, ou seja, não conheciam suas funções.               
Onde se localiza?
Estes tecidos estão localizados debaixo da pele, não sendo visíveis a olho nu. Recobrem o tubo digestivo, os pulmões e o sistema urinário, rodeiam as artérias, veias e fáscia (estrutura fibrosa onde se fixam os músculos). A estrutura está presente entre os tecidos do nosso corpo – por isso, chamado de intersticial entre tecidos. Este espaço repleto de cavidades de colágeno e elastina, reúne mais de um quinto de todo o fluído do organismo.
Funções:

Até agora a ciência não estudou profundamente nem o fluxo nem o volume do fluído intersticial do corpo humano. Por enquanto, são levantadas várias hipóteses.
É uma rede de espaços interconectados, forte e elástica, pode atuar como um amortecedor para evitar que os tecidos do corpo se rasguem com o funcionamento diário - que faz com que os órgãos, músculos e vasos sanguíneos se contraiam e se expandam constantemente.
Os cientistas acreditam que esta estrutura pode ser importante para explicar a metástase do câncer (quando a doença vai se espalhando), o edema, a fibrose e o funcionamento mecânico de tecidos e órgãos do corpo humano.
 Os autores do estudo acreditam que as células do interstício mudam com a idade, contribuindo com o enrugamento da pele e endurecimento das extremidades (esclerodermia).

Referências:
http://www.bbc.com/portuguese/geral-43577663https://g1.globo.com/bemestar/noticia/intersticio-o-novo-orgao-do-corpo-humano-que-a-ciencia-acaba-de-descobrir.ghtmlhttps://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2018/03/cientistas-anunciam-descoberta-de-novo-orgao-humano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário