quinta-feira, 19 de abril de 2018

Olá galera, vocês já ouviram falar sobre o mesentério?


Olá galera, vocês já ouviram falar sobre o mesentério?

Mesentério é um órgão do corpo humano, descoberto pela primeira vez por Leonardo da Vinci em um dos seus estudos sobre a anatomia humana no sec XVI.

O que é ?
O Mesentério é uma dobra dupla do peritônio – revestimento da cavidade abdominal - que une o intestino com a parede do abdômen e permite que ele se mantenha no lugar.
E embora o funcionamento do aparelho digestivo não tenha mudado com a descoberta, a confirmação da sua existência  pode abrir caminho para novos estudos.
Porque só agora ele foi dito como novo órgão?
Ele foi descoberto como dito no inicio do texto no sec XVI ,mas foi estudado ao decorrer do tempo e acabou sendo reclassificado apenas  em 2017 como realmente um órgão .Foi publicada em um artigo assinado por Coffey e Peter O'Leary na revista cientifica “The Lancet Gastroenterology & Hepatology”.
Funções
Cientistas pretendem entender melhor a função do novo órgão, além de proporcionar sustentação e permitir a irrigação sanguínea às vísceras. Sua estrutura em forma de leque é maleável o suficiente para permitir que o intestino se movimente, o que é muito importante para suas funções, principalmente de defesa contra infecções. "Se houver uma apendicite simples, por exemplo, as alças do intestino têm mobilidade suficiente para conseguirem se defender desta infecção", explica coloproctologista Maria Cristina Sartor, presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP).
No que o novo órgão pode ajudar ?
"Esse é o próximo passo. Se entendemos sua função, podemos identificar as anomalias, e estabelecer quando há uma doença, ou seja, quando o órgão passe a funcionar de modo anormal", afirma Coffey, em nota enviada à imprensa.
O estudo, segundo especialistas, pode ser a chave para entender melhor algumas doenças abdominais e digestivas. Podendo melhorar os tratamentos de doenças, atualmente.
Ou seja, pode permitir, o desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas menos invasivas, com menos complicações ou com uma melhor taxa de recuperação do paciente.
Refêrencias

Um comentário:

  1. Uau!!! será que existem mais órgãos humanos que ainda não foram classificados? Espero que os estudos deste órgão traga informações valiosas!

    ResponderExcluir